sábado, 7 de junho de 2008

Nós, a internet e a hipocrisia.


É até engraçado a maneira como as pessoas buscam relacionamentos hoje em dia, assim como o modo como estão fazendo. Será que o mundo real ficou tão insuportável que se tornou, talvez, indispensável começar a viver num mundo de fantasias virtuais? Se estamos na época do "eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também", onde ficou a profundidade disso tudo? Relacionamentos de verdade não se tornam reais enquanto não transcendem o virtual e vemos que temos algo em comum com alguém ou que sentimos falta de outrém.
Então, o que é há de verdade nesse mundo de relações computadorizadas? Parece até que há um encanto especial em conhecer pessoas sem conhecê-las de fato. E há. Talvez a magia esteja em poder se mostrar ao outro não do jeito que se é, mas como gostaria de ser. Pela internet, é possível ser bonito, desinibido, engraçado, conquistador ou qualquer outra coisa que se queira; tudo isso com um risco mínimo.
Pode até parecer banal, mas existe uma diferença entre você sentar com alguém para conversar e sentar-se em uma cadeira e digitar. Diferenças por vezes gritantes, que às vezes incomodam. Na realidade, o que mais me chama a atenção é ver a franqueza e a transparência com que as pessoas, através de mensagens trocadas virtualmente, sem aquele olho no olho, sem aquela conversa cara a cara, abrem seus corações e falam o que estão pensando, vivendo e sentindo. Seria isso um grito de desespero ou um grito por alguém que ouça (ou leia)?
E pensar no que se perde entre uma conversa num chat e uma conversa cara a cara... é um grande problema. Onde ficam os trejeitos, a entonação da voz, a linguagem corporal? A voz é áspera, rouca ou delicada? Se já é difícil entender o que as pessoas dizem, imagina como essa dificuldade cresce comparada ao que a pessoa digita. As palavras são frias, sem sentido - o que dá sentido a elas é o modo como são ditas, expressadas, teatradas.
Ou será que você já ouviu falar em "amor à primeira teclada"?




Clichê, mas eu não tinha o que escrever. Meu estoque de idéias está se esgotando. É bastante antigo, provavelmente algumas pessoas já o tenham lido anteriormente... eu sei que faz muito sentido, principalmente pra mim.



-Por: Thaís.

4 comentários:

Gallahad Schneider disse...

Ate que não achei clichê não. Mas sei lá, eu tive uma experiencia (heheh qual será que foi heim?) E pra te ser sincero nao gostei x)
E muito ruim conversa sem sentir calor humano, fica muito mais dificil ler o que a pessoa sente e não fala. Eu acho que tenho esse certo problema pq de fato acho que não sou feito pra passar tempo na frente do pc, mas acabo passando um bom tempo x)
O unico ponto positivo que eu vejo na internet e o lance de reunir afinidades tao faclil, o foda é que cada um é de um extremo de um país :T

;***

Anônimo disse...

Eu já tinha liiidoo! x)

;~
(Parabéns pra mim!)


"Pode até parecer banal..."
Eu adorei esse texto!
E num é clichê nãoo!


Te amo. Saudades.
;*~

Anônimo disse...

O lado bom da internet é você poder ter uma conversa sincera, sem ser julgada principalmente pela aparencia, coisa que as pessoas seeeempre mentem dizendo que o que vale é a beleza interior!¬¬ [acho que vou escrever algo sobre isso depois..hahahah]
É bem verdade que uma conversa cara a cara é muito melhor, o calor humano, é indispensavel, mas há também a questao da insegurança... se voce esta falando com alguém pela internet e acaba falando algo que a pessoa nao gosta ou nao concorda, voce simplesmente clica em um `x`.Acho que fica muito facil fugir dos problemas...

gostei do tema thais =]
acho que quarta posto sobre beleza...
=D

Anônimo disse...

http://www.pensador.info/p/apesar_de_tudo_amo_voce/1/